sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


MÚSICA

Foi bonita a festa, pois!

Érlon Péricles volta de temporada de shows em Portugal e na Espanha

 

Gaúcho é um tipo que está espalhado por todo canto do mundo. E por que não em Portugal, ora pois? E o missioneiro de São Luiz Gonzaga Érlon Péricles foi conferir o pedacinho de chão no além-mar onde a gauderiada fincou a bandeira farroupilha. Durante 23 dias, ele fez uma temporada de shows na cidade portuguesa de Cascais, no Cantinho do Gaúcho.

De 5 a 28 de outubro, Érlon se apresentou em parceria com Marcelo Freitas (bateria), Miguel Tejera (baixo) e Guilherme Goulart (acordeom) – companhia apelidada de Guaiaca Trio. A plateia era predominantemente formada por brasileiros saudosos. A maioria do público, segundo o músico, era formada por gente do Rio de Janeiro ou da Bahia e demonstrava estar atraída pela diversidade que marca a cultura brasileira.

– Meu baterista, o Marcelinho Freitas, foi o contato. Ele passou temporadas por lá durante três anos e conheceu um pelotense que mora lá há 15 anos e abriu uma casa para divulgar a cultura e a culinária gaúchas. Vários artistas daqui já se apresentaram lá – conta Érlon, que se projetou no meio nativista a partir de Santa Maria.

O quarteto não desperdiçou as chances de visitar os centros históricos das cidades de Lisboa e Albufeira. Na capital portuguesa, encantaram-se com o bairro boêmio de Alfama, onde visitaram a rota do fado e do choro, que é moda por lá. Mas foi o respeito que o tradicional ritmo lusitano imprime no público que impressionou os visitantes gaúchos.

– Eles anunciam: “Silêncio, vai tocar o fado”. Os garçons param de atender, os clientes ficam quietos, baixa-se a luz e tem aquela sessão de quatro ou cinco fados em silêncio absoluto – conta Érlon.

Foi em uma casa de fados da Alfama que uma cantora chamada Cláudia Santos tocou uma música de Érlon, que também se apresentou por lá.

– No recanto, a apresentação foi para a colônia brasileira. Nas outras, tocamos para portugueses mesmo. Foi muito bacana essa integração – diz.

Tertúlia – Para finalizar a temporada na Europa, Érlon, Freitas, Tejera e Goulart voaram para o outro lado da Península Ibérica e visitaram Sevilha, na Espanha. De novo, foram atrás das raízes da cultura local.

– Visitamos Sevilha para ver os dançarinos e músicos flamencos. Não a coisa turística, mas crua, nas casas, acontecendo em meio às mesas... Foi uma oportunidade muito boa de conhecer outras culturas. Não tem preço essa interação. A gente volta com uma ideia nova do mundo – elogia Érlon.

Voltar para casa não foi uma tortura para o músico missioneiro, que chegou apostando no sucesso de Na Boca do Monte, o Sonho Voa – composição de sua autoria inscrita na 19ª Tertúlia. Aposta vencedora. Defendida por Renato Mirailh, Gisele e Maninho, a canção foi eleita a Melhor Composição sobre Santa Maria – Troféu Vento Norte.

– Foi uma canção preparada para isso mesmo. Quando a canção passou (na seleção do festival), eu sabia que poderia ganhar, porque fala da história de Santa Maria, das lendas. Como morei aí e tenho um carinho grande pela cidade, me inspirei. Se você vai pesquisar e aprender a história para escrever, é uma coisa, mas viver numa terra por 17 anos e se inteirar da cultura com as pessoas é diferente – declara Érlon, que vive em Porto Alegre

tatiana.dutra@diariosm.com.br
TATIANA PY DUTRA

domingo, 4 de dezembro de 2011



Alou amigos...
Após algumas semanas de ausência, voltamos com força total...
Deixo aqui um vídeo da canção TENHO DITO, parceria com
o João Stimamilio, que classificamos na ESCARAMUÇA da Canção
Gaudéria. Os destaques desta semana são para um showzito na quinta
feira em CRUZ ALTA, na confirmada quinta nativista do
Mr JACK. Depois estarei presença na final do FESTIVAL
do COOPERATIVISMO, na cidade de Tapera! Lá estarei cantando
a minha parceria com CRISTIANO QUEVEDO, A GRANDE FORÇA,
junto com meu compadre MANINHO PINHEIRO, e também ajudando
a defender o samba QUEM COOPERA AMIGO É, junto do CAIO
MARTINEZ e da GISELE GUIMARÃES!
Bueno, prá arrematá vou a PIRATINI no sábado, fazer uma participação
junto com o BUENAS e MESPALHO no DVD do Quevedo...

É isso ai Rio Grande...
Tamo na estrada...vamo que vamo...

E AGUARDEM QUE TEMOS SURPRESA BOA
POR AI...pra semana eu conto...

abraços